Seja bem-vindo à OpenBrasil.org

Casa das Canoas


Casa das Canoas foi projetada em 1951 e construída em 1953/1954 por Oscar Niemeyer para sua residência, na Rua Carvalho de Azevedo, na Estrada das Canoas, em São Conrado, cidade do Rio de Janeiro.

"Minha preocupação foi projetar essa residência com inteira liberdade, adaptando-a aos desníveis do terreno, sem o modificar, fazendo-a em curvas, de forma a permitir que a vegetação nelas penetrasse, sem a separação ostensiva da linha reta."
(Oscar Niemeyer)

Em 1949, Niemeyer havia construído uma casa de campo em Mendes, no estado do Rio de Janeiro. Quatro anos depois, constrói esta outra habitação que ele recorda prazerosa e frequentemente pela ideia do “teto de forma livre” experimentado na Casa do Baile na Pampulha, mas que depois menciona com oportuna e mais completa atenção. De fato, a obra constitui, na mágica integração entre espaços arquitetônicos abertos e ambiente natural de rocha, vegetação e água, uma das mais indiscutíveis obras-de-arte de Niemeyer.

No ano em que Oscar Niemeyer completou 100 anos, 2007, o IPHAN decidiu pelo tombamento de 35 obras de sua autoria e entre elas a Casa das Canoas.

Foto: Julian Weyer
Open

MARCADOR - OSCAR NIEMEYER