Seja bem-vindo à OpenBrasil.org

Centenário de Oscar Niemeyer - 2007


Niemeyer completou em 2007 o centésimo aniversário perfeitamente lúcido e ativo. Neste mesmo ano, no dia 12 de dezembro, recebeu a mais alta condecoração do governo francês pelo conjunto de sua obra, o título de Comendador da Ordem Nacional da Legião de Honra.

Vladimir Putin, presidente da Rússia, conferiu-lhe a condecoração da Ordem da Amizade no dia 14 de dezembro. No mesmo ano de 2007 o Iphan tombou 35 obras do arquiteto, das quais 24 foram selecionadas pelo próprio Niemeyer.

Fora do Brasil, em 2007, o arquiteto iniciou as obras do seu primeiro projecto em Espanha: um centro cultural com o seu nome, Centro Niemeyer, em Avilés, Astúrias. Este projeto foi oferecido à Fundação Príncipe das Astúrias como agradecimento pela condecoração que Niemeyer recebeu, em 1989 (Prémio Príncipe das Astúrias das Artes).

Do projeto consta de cinco peças separadas e complementares: praça, auditório, cúpula, torre e um edifício polivalente. Foi inaugurado na Primavera de 2011.

Estrutura
O complexo cultural proposto consiste de cinco peças separadas e complementares:
Praça: aberta ao público, onde serão agendadas atividades culturais e recreativas de forma permanente.

Auditório: para cerca de 1.100 espectadores.

Cúpula: espaço de exposição diáfano com cerca de 4.000 m².

Torre: mirante sobre o estuário e a cidade, com 13 metros de altura, onde se localiza o restaurante.

Edifício polivalente: espaços para ensaios, reuniões e conferências.

O Centro Niemeyer é concebido como um ímã capaz de atrair talentos, um polo de conhecimento e criatividade. Nesta perspectiva, não é apenas uma porta de entrada para o melhor da cultura universal, mas também uma fábrica de produção de conteúdos. Para o efeito, o Centro Niemeyer irá funcionar em rede com alguns dos mais prestigiados centros culturais na cena internacional.

Neste sentido, em dezembro de 2007, o Centro Niemeyer organizou o primeiro Fórum Mundial de Centros Culturais em Avilés (também conhecido como o G8 da Cultura), do qual participaram o Lincoln Center de Nova York, o Barbican Centre de Londres, o Sydney Opera House, o Centro Pompidou de Paris, a Biblioteca de Alexandria, o Fórum Internacional de Tokyo e o Hong Kong Cultural Center.

Film Center: Uma das atividades em curso do Centro Niemeyer é o centro de Cinema. Dirigido por Woody Allen, que propôs a ideia para o Governo do Principado das Astúrias, após várias visitas ao Principado. Woody Allen tem mostrado o seu apoio ao centro de Avilés, com visitas à cidade e incluindo-a no seu primeiro filme rodado na Espanha. Em outubro de 2008 foi noticiado na imprensa que o European Film Academy irá colaborar com o Centro Niemeyer.

Fotos: O Centro Cultural Internacional Oscar Niemeyer, o "Centro Niemeyer" é um complexo cultural localizado em Avilés, Astúrias (Espanha).

"Uma praça aberta ao redor do mundo, um lugar para educação, cultura e paz", nas palavras de Oscar Niemeyer.
Open

MARCADOR - OSCAR NIEMEYER