Seja bem-vindo à OpenBrasil.org

Cidade Adm. de Minas Gerais / Torre Digital - Flor do Cerrado


Cidade Adm. de Minas Gerais Presidente Tancredo Neves
Também foi convidado a elaborar o projeto arquitetônico do novo centro administrativo do governo de Minas Gerais. Este centro localiza-se entre a capital mineira e o Aeroporto Internacional Tancredo Neves (Confins). Mais um projeto ousado que - dentre outras edificações no local - previa uma laje de quase 150 metros apoiada em apenas dois pilares.

Curvas, concreto armado e o maior prédio suspenso do mundo. A Cidade Administrativa de Minas Gerais é considerada o projeto mais ousado de Oscar Niemeyer. A obra, realizada no governo Aécio Neves, abriga as Secretarias e órgãos do Estado e foi inaugurada 4 de março de 2010.

Dar vida às formas desenhadas por Niemeyer foi um grande desafio conquistado pela a engenharia. O conjunto abriga ao todo cinco edificações. O Palácio Tiradentes, sede do governo, é totalmente suspenso por cabos de aço, formando um vão livre de 147 metros no térreo. As Secretarias foram alocadas em dois prédios idênticos com os nomes "Minas" e "Gerais", feitos em curva, com 15 andares cada um.

Completam o cenário, um centro de convivência em formato redondo, com lojas, restaurantes e bancos, e o auditório JK com 490 lugares. A construção côncava, com um espaço vazado na parte de cima, representa a figura de um olho e lembra a igrejinha da Pampulha, obra que reflete bem o estilo arquitetônico de Niemeyer.

Torre Digital - Flor do Cerrado
A Torre de TV Digital de Brasília, apelidada Flor do Cerrado, foi projetada para ser uma torre de transmissão televisiva do sistema de TV Digital para todo Distrito Federal e algumas cidades do Entorno. Foi projetada pelo arquiteto Oscar Niemeyer.

Foi inaugurada em 21 de abril de 2012, foi a última escultura projetada por Niemeyer antes de sua morte. O monumento tem 182 metros de altura, sendo 120m de concreto e 50m de estrutura metálica e uma antena de 12 metros.

A torre possui ainda duas cúpulas de vidro, uma em cada lateral. Na mais alta, a 80m do chão, vai funcionar um bar-café com vista panorâmica. A outra, com 60m, é uma galeria onde está exposta uma maquete da cidade. A fundação do edifício está a 13,4 metros de profundidade com 240 estacas e 2 mil metros cúbicos de concreto.

A Torre fica na região administrativa de Sobradinho, localizada num dos pontos mais altos do Distrito Federal, o terreno foi o escolhido com a ajuda da ANATEL (Agência Nacional de Telecomunicações).

Open

MARCADOR - OSCAR NIEMEYER