Seja bem-vindo à OpenBrasil.org

Sede das Nações Unidas - 1947


Em 1946 seu nome já circula internacionalmente - sobretudo após a Pampulha -, e Niemeyer é convidado a lecionar na Universidade de Yale. Porém, em razão de sua posição política (desde 1945, era filiado ao Partido Comunista Brasileiro) teve o pedido de visto de entrada negado pelas autoridades dos Estados Unidos.

Em 1947, Niemeyer novamente é indicado para fazer parte da equipe internacional de arquitetos que deveria desenvolver o projeto da Sede das Nações Unidas em Nova York. Como sempre, tal como ocorrera em 1946, ele não poderia entrar nos Estados Unidos, por ser comunista. Mas, dessa vez, sendo membro da equipe internacional do concurso para o projeto da ONU, recebeu autorização para morar sete meses em Nova York.

Assim, não apenas integrou a equipe mas apresentou a proposta que viria a ser a escolhida - apesar da oposição do Corbusier, que queria fazer valer seu próprio projeto e pedira a Niemeyer que não apresentasse sua contribuição. Os prédios da ONU formam uma praça - elemento constante na arquitetura de Oscar Niemeyer e que preenche diversas funções, dando unidade ao conjunto.
Open

MARCADOR - OSCAR NIEMEYER